23/02/2010

Jogo do Boato - 17 de Novembro de 2009


O Jogo do Boato tem como objectivo fazer perceber aos sujeitos como surge o boato, como faz parte do ser humano e da nossa comunicação, como todos nós estamos sujeitos a ser vítimas de boato e também sermos os causadores do mesmo, muitas vezes não intencionalmente.


Descrição da actividade: Começou-se por colocar os idosos em círculo, sentados ou de pé, o mais próximo possível uns dos outros. O moderador começou por dizer uma palavra ao ouvido de um sujeito e o objectivo é que este passe a palavra que percebeu para o colega do lado e assim sucessivamente. O colega terá de passar a palavra que percebeu sem que haja uma repetição para uma melhor percepção. No final a última pessoa diz a palavra que lhe chegou ao ouvido em voz alta e faz-se a discussão para perceber se é a palavra original ou se já é outra palavra e por que fases passou.


Depois disto fez-se a discussão para tentar perceber quais os factores que influenciaram a que a palavra chegasse, ou não, igual ao final. (Ruído, percepção, memória, etc.)


Introdução de uma Variante – Esta fase é uma réplica da anterior mas com a agravante de já não ser uma palavra mas sim uma frase ou história. O objectivo foi exactamente o mesmo do anterior mas será de tentar fazer perceber que quanto mais complexa a mensagem, mais cuidado e atenção temos de ter quando a queremos fazer passar.


Permite: Expressão da Comunicação; Promotor do desenvolvimento pessoal e social.

Sem comentários:

Enviar um comentário