O dia 16 de Novembro de 2009, foi a data escolhida para a realização de uma acção de sensibilização sobre Quedas nos Idosos.
A prevenção, perigos as causas e quais os factores de risco bem como algumas medidas a tomar para evitar as quedas foram alguns dos temas abordados nesta tarde.
Conclui-se que “todo o cuidado é pouco”, e que pequenos cuidados a ter, como o calçado, o não subir para bancos ou escadotes, o chão molhado, escadas, moveis e objectos como tapetes, a casa de banho, a medicação tomada, a diminuição sensorial provocada pelo envelhecimento devem ser alvo de atenção para evitar quedas.
É essencial adoptar medidas que tenham em atenção as características e factores de risco de cada idoso, bem como reduzir ao máximo os factores de risco existentes em cada casa, prevenindo não só a queda, como também as suas consequências. A família tem um papel fundamental, através da observação de alterações do seu familiar idoso. Caminhar com o idoso ajuda a percebermo-nos da sua estabilidade, força e equilíbrio. Ter atenção às armadilhas do ambiente; valorizarem-se as queixas de tonturas, fraqueza ou outras alterações; não esquecer se existirem dúvidas ou necessitar de ajuda, não hesitar em procurar resposta, são alguns pontos-chave a não esquecer. Contactos úteis:
· Linha de Saúde 24 - 808 24 24 24
· Linha de emergência Social - 114
· INEM -112
· Centro de Saúde V.F.N - 271 886 185
· Filhos, vizinhos
Sem comentários:
Enviar um comentário