Serviços


Apoio a IDOSOS e CRIANÇAS através de:

A Creche é uma resposta social, onde a criança deve ser acolhida, amada e respeitada na sua originalidade e ajudada a crescer harmoniosamente. Dado que os primeiros anos de vida são decisivos para o seu desenvolvimento integral. 
Tendo em conta esta realidade e, numa tentativa de dar resposta às necessidades da comunidade, a creche acolhe crianças de idades compreendidas entre os 4 meses e os 36 meses, durante o período diário correspondente ao trabalho dos pais. 


O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), é uma Resposta social cuja prestação de cuidados individualizados e personalizados é realizada no domicilio a indivíduos e famílias, que temporária ou permanentemente, se encontrem impossibilitados de satisfazerem, por si só, as suas necessidades básicas, evitando ou retardando a sua institucionalização.


O Centro de Dia (CD) destina-se ao acolhimento diurno de idosos, proporcionando-lhes um programa integrado de serviços de apoio, visando promover a maior independência possível, assim como a sua inserção social.



~~~


Dada a complexidade e especificidade dos cuidados a prestar aos idosos e crianças, é necessário um quadro de pessoal que integra uma equipa multidisciplinar: motorista, trabalhadores de serviço geral, técnico de serviço social, educadora de infância, animação e terapia ocupacional.

Para além do aspecto técnico destes serviços os idosos podem usufruir de transporte e serviço de refeições, nomeadamente pequeno almoço, almoço, lanche e jantar tratamento de roupas, higiene pessoal, acompanhamento psico-social, médico, entre outros.

No âmbito da terapia ocupacional pretende-se cultivar a auto valorização dos idosos, promover as relações inter-pessoais, colmatar as limitações patológicas e as barreiras sociais, adaptando o serviço às necessidades específicas de cada um e aos objectivos gerais dos cuidados a prestar ao idoso.


~~~


Dos objectivos da Creche pretende-se proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima da segurança afectiva e física, durante o afastamento parcial do seu meio familiar, bem como colaborar estreitamente com a família numa partilha de cuidados e responsabilidades em todo o processo evolutivo das crianças. É assegurado, ainda, o encaminhamento adequado e despiste precoce de qualquer inadaptação ou deficiência da criança.


Contactos:

271 886 895 - Creche
271 881 136 - Centro de Dia

Sem comentários:

Enviar um comentário