Foi desenvolvido um Jogo Psicológico onde os idosos teriam de imaginar subir três degraus imaginários para aceder a um palco imaginário. Ao se encontrar neste palco, o idoso teria de fazer ou mostrar algo para a plateia que estaria a assistir. Assim que terminasse a sua actuação o actor agradeceria com uma vénia e a plateia aplaudiria como se de um real espectáculo se tratasse. No fim da actuação o participante abandona o palco dando lugar a um novo actor. O organizador (Animador sociocultural e Assistente Social) tiveram a função de abrir a cortina e fecha-la consoante os idosos “desciam” e “subiam” do palco imaginário, dar orientações, coordenar e guiar os idosos.
Durante o jogo, os idosos foram-se manifestando com sorrisos, cantigas e por fim gestos (que a plateia teria de adivinhar o que o actor estaria a fazer).
Entre aplausos e risadas, uns mais soltos que outros todos se divertiram.
O objectivo principal foi proporcionar aos idosos uma actividade que focaliza-se a importância dos jogos para a estimulação da estrutura mental e como um instrumento psicológico de intervenção.
Conclui-se que os jogos psicológicos são um meio de socialização entre idosos, promovendo o prazer e a actividade lúdica; o desenvolvimento da estrutura mental; promoção do bem-estar; libertar de tensões e emoções; divertimento; reflexão; proporcionar novas amizades, entre outros.
Bibliografia: MANES, Sabrina. 83 Jogos Psicológicos para a Dinâmica de Grupos, um manual para psicólogos, professores e animadores socioculturais. Ed. Paulos, 2007
Sem comentários:
Enviar um comentário