23/02/2010

Acção de Sensibilização da GNR sobre e burlas e furtos

No dia 26 de Outubro pelas 14 horas surpreendemos os nossos idosos com uma acção de sensibilização por parte da GNR de Vila Franca das Naves sobre furtos e burlas uma vez que, é a faixa etária mais afectada por esta actividade delituosa cada vez mais incidente na nossa sociedade.
O objectivo é o de garantir mais segurança aos idosos, sobretudo àqueles que vivem em locais isolados.
Num clima de boa disposição e descontracção, os idosos puderam esclarecer algumas dúvidas e relatar alguns episódios relacionados com o tema.
Como nos preocupamos com a segurança de toda a população idosa, deixamos desde já ficar alguns apelos… “Deixe as portas e janelas fechadas sempre que sair”, “ não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas”, “não deixe escritos na porta, janela ou caixa do correio que indiquem a sua ausência”, “suspeitem das pessoas que vão a sua casa apresentando-se como funcionários da Segurança Social ou banco”, “ não faculte nenhum tipo de informação pessoal a desconhecidos”, etc.
Os membros da GNR estiveram junto dos idosos numa acção de prevenção de roubos com objectivo divulgar junto da população, em especial junto dos idosos, os métodos utilizados pelos burlões, conselhos para evitar burlas e como agir quando confrontado com este tipo de situação.
No final entregaram desdobráveis, intitulados “cuidados com as burlas”, proporcionados pelo Ministério da Administração Interna Guarda Nacional Republicana.

Alguns conselhos da GNR:

- Em casa mantenha as portas e janelas fechadas. Caso seja possível, coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta. Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são.

- Se estiver sozinho(a) em casa não deixe que se apercebam. Finja que está acompanhado (a) de uma amigo ou familiar e chame por ele.

- Não forneça qualquer informação sua, de vizinhos ou de conhecidos a estranhos, pois poderá ser usada para a prática de outras burlas.

- Todos os funcionários dos serviços oficiais, colaboradores de água, seguros, etc…têm cartões de Identificação própria.

- Procure cultivar relações de boa vizinhança. O apoio mútuo entre vizinhos de confiança pode ajudar em situações duvidosas ou de emergência.

- Na rua transporte consigo apenas o dinheiro necessário. Evite usar objectos de valor, carteiras na mão ou no bolso, de forma visível.

- Tenha sempre à mão os números de telefone das autoridades policiais, familiares, amigos e conhecidos de confiança, para poder contactar em caso de urgência. Se não tiver contacte o 112.

Sem comentários:

Enviar um comentário