04/10/2012

Registos escritos de cantigas dos utentes

No sentido de documentar o que vivemos no Centro e posteriormente reflectir sobre isso, procedemos, sempre que haja oportunidade, ao registo escrito de trabalhos ou depoimentos desenvolvidos individualmente ou em grupo. 

Neste caso, foi uma apresentação de uma(s) música(s), cantada(s) pelo falecido utente Senhor José R. Gomes no Centro de Dia e pelas utentes Sra Francisca, Sra Purificação e Sra Irene:



Aprendi a cada fado
No colo da minha mãe
e a mulher que me criou
Cantava o fado também (Sr José Rodrigues Gomes)

Minha mãe logo à noite 
Ó filho vai-te deitar
Ela já pensa que durmo
E eu ando a namorar (Sr José Rodrigues Gomes)

Já cantei com o diabo
Uma chamusca escura
e agora canto consigo
Fazes-me a mesma figura (Srª Francisca)

No lugar de Vila Franca
É o bairro das flores
Onde há muita flor 
E também muitos amores (Sra Purificação)

Pedrinhas desta calçada
Levantai-vos e Dizei
Quem vos passeia de noite
Quem de dia bem no sei (Sr José Rodrigues Gomes)
Toma lá meu coração
retalho como um marmelo
Dentro dele encontrarás
O bem ou mal que te quero (Srª Irene Matos)

Coração não vivas triste
Vive alegre se puderes
Ai coração tira  a mão 
Ai coração que tu queres (Srª Francisca)

Alto pinheiro redondo
Tens uma pinha no meio
Olha que menina tão linda
de Homem tão feio (Srª Irene Matos)

Alto pinheiro redondo
Já te cortaram cavacas
Já te descobriram 
As tuas faltas (Srª Irene Matos)

Nem no mundo há dois mundos
Nem no céu dois Senhores
Nem meu coração pode
Ser leal a dois amores (Srª Irene Matos)

Meu Amor diz que vinha
Quando a dor viesse
Mas a lua já está tão alta
E o meu amor que não aparece! (Sr José Rodrigues Gomes)

Ranchinho de quatro
Bem pode ser de nove
Bem pudera quem é rico
Partir com quem é pobre (Srª Francisca)

Quem é rico tem dinheiro
Quem é pobre tem-no também
O rico gasta o que quer
O pobre gasta o que tem (Srª Francisca)

Sei um suco de cantigas
Mais uma taleigada
Se hoje as canto todas
Amanhã não sei nada (Srª Purificação)

Eu não sou como tu
Eu não sou como a figueira
Dá fruto sem flor
E namoradeira (Srª Francisca)

Salgueirinho ao pé de água
Faz-me o vento bengaleira
Quem tem amores pela aldeia
Pela porta passeia  (Srª Irene de Matos)






Sem comentários:

Enviar um comentário