04/10/2012

"Envelhecimento Ativo: desafios e oportunidades"


O Centro Social Paroquial de Vila Franca das Naves participou na Tertúlia com o tema  "Envelhecimento Activo  desafios e oportunidades", que se realizou no dia 3 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Mangualde, pelas 14h30m.

A Iniciativa foi da EAPN Portugalno âmbito do  Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações - 2012.

A actividade teve inicio com a apresentação de fotografias sobre a solidariedade entre gerações e contou com a presença da Drª Stella António  do Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas - Universidade Técnica de Lisboa e Drª Joaquina Madeira, Coordenadora do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações,  a Dra. Carla Costa, psicóloga e que falou da necessidade da preparação da reforma como forma de prevenir estados depressivos, a Dra. Elina Duarte, também psicóloga e que abordou o tema das demências, e duas boas-práticas de projectos desenvolvidos pelo Município de Mangualde e pela Santa Casa da Misericórdia de Santarém.   Abordaram-se várias perspectivas sobre o  tema do envelhecimento,  a importância  do ano europeu e  a caracterização dos  futuros idosos de Portugal  e os consequentes  desafios  e  oportunidades  que se colocam às instituições.



Estará também a decorrer nos dias 8 e 10 de Outubro em Aguiar da Beira uma Acção de formação sobre: 
"Alterações na Demência: Estratégias de Intervenção"

Esta formação já se realizou na Guarda e teve bastante êxito uma vez que é muito prática para todos aqueles que trabalham com a população idosa. Quem estiver interessado pode fazer a inscrição para o mail guarda@eapn.pt
ou informar-se em:


EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza
Largo Paço do Biu, N.º 19
6300-592 Guarda
Telf: 00351 271 227 506 | Fax: 00351 271 227 507

Sem comentários:

Enviar um comentário