12/04/2011

Acolher/ Mobilizar/ Capacitar/ Promover/ Reabilitar/ Integrar

São os objectivos gerais da actuação do Serviço Social do Centro Social Paroquial:


Acolher - Facilitando o conhecimento da Instituição (instalações, equipa de colaboradores, recursos internos de apoio) a aproximação da criança/idoso e família ao espaço de intervenção. Conhecer a família e o meio envolvente (caracterização, identificação e inventariação de necessidades - diagnóstico social). Informação dos direitos e benefícios.


Mobilizar - recursos na família e nas estruturas interna/externa instituição - levantamento de recursos locais (parcerias e redes sociais formais e informais).


Capacitar - a criança/ idoso e suas famílias a participar activamente no seu processo de aprendizagem nas crianças e envelhecimento nos idosos (colaboradores e equipa técnica), procurando recursos e estratégias adequadas às necessidades. Reduzir a dependência institucional.


Promover - a qualidade de vida, reduzindo ou evitando os efeitos colaterais da doença. Promover a acessibilidade às estruturas de apoio. Promover a adequação de estratégias e a manutenção dos papeis sociais dos indivíduos.


Reabilitar - a criança/ idoso e suas famílias no restabelecimento do seu equilíbrio do ponto de vista individual e colectivo, recuperando o ambiente favorável ao normal desenvlvimento de ambos.

Sem comentários:

Enviar um comentário