13/03/2014

Utente canta quadras no Centro de Dia!


Deixa-me ir que eu vou com pressa
Ò Freixo a tirar o ninho
Que está o Freixo a cobrar
Com o peso do passarinho!

Tu és um mariquinhas
Tu és o meu amor
Tu és o Zé que fumas 
Tu és um fumador!

Amor vai à minha rua 
As vezes que tu quiseres 
Ai à tua eu não hei-de ir
Ainda não é dado às mulheres!

Quando por ti passo na rua
E te vejo a varrer
Ai te digo menina és morta
E não te torno a ver!

Raparigas cantai todas
Ai rapazes cantai com elas
Ai o falar fala-se a todas
Ai o amar só a uma delas!

Quando eu pensei que tinha 
Minhas penas acabadas
Ai então me vieram elas
Ai de novamente dobradas.

Cantadas pela utente do Centro de Dia:

Francisca do Nascimento Dias, com 89 anos, mais uma vez nos transmitiu, cantando, estas belas quadras, ricas lembranças aprendidas no tempo: 

A utente referiu que "Naquele tempo apanhavam-se muitas cestas de figos no sítio do Decondeixo (Vila Franca das Naves) e nós, as raparigas solteiras, subíamos às figueiras e andávamos a apanhar os figos e sempre a cantar!".

Como sabemos, o acto de cantar é considerado por muitos profissionais como uma rica fonte para possibilitar o desenvolvimento das mais diversas habilidades humanas.  

Para cantar, a saúde e o equilíbrio psicológico são fundamentais. 

Cantar é uma forma de expressão e de memória que levam à espontaneidade. 

Há quem diga que o canto é terapêutico, pois ninguém canta ao acaso. “Cantar” é uma forma de nos exprimirmos que leva à realização pessoal - pois implica “fazer”, na “actividade”.

É através da actividade humana que nos conhecemos, que construímos o nosso mundo interno na medida em que actua e transforma o mundo externo.

Muito obrigada pela partilha Sra Francisca!



1 comentário:

  1. Parabéns para a Dona Francisca que é minha Mãe.Fico feliz pela boa disposição dela. Será que ela se lembra ainda da canção do linho? É as voltas que o linho leva. Muitas vezes ela cantou ao serão para eu aprender.Aliás ela cantava muitas e cantava muito bem.Um beijo muito grande à minha Mãe.A sua filha São

    ResponderEliminar