25/02/2013

Workshop formativo sobre "Como lidar com clientes difíceis estratégias para envolver clientes vulneráveis na intervenção".



No dia 28 de Novembro de 2012 participamos no Workshop formativo sobre "Como lidar com clientes difíceis:  estratégias para envolver clientes vulneráveis na intervenção". 

Este Workshop foi organizado pela  EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda, no âmbito do  grupo de trabalho da qualidade e contou com a presença da Dr.ª Sofia Rodrigues que abordou e dinamizou os conteúdos programáticos junto dos técnicos, dirigentes e outros colaboradores de instituições  participantes .

A reter desta formação, conclui-se como emergentes as abordagens colaborativas no actual contexto de intervenção com as populações mais vulneráveis, especialmente quando os clientes se mostram “res...istentes” e recusam a intervenção ou se expressam de forma hostil.

Das estratégias encontradas para o desenvolvimento de competências seguem-se alguns exemplos, entre outros: Não entrar em confrontos e críticas (entendimento do seu problema); Time-out (retire-se durante uns minutos para se acalmar); Negociação constante (como via para a mudança). 


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