Nome: A coisa mais importante do mundo
Objectivo: Propiciar o desenvolvimento da auto-estima. Ideal para ser utilizada na sensibilização do grupo
Mínimo de Participantes: os que quiserem
Máximo de Participantes: não tem
Duração: depende do numero de participantes
Material Necessário: Uma caixa com uma abertura e um espelho colocado lá dentro, em condições de reflectir a imagem de quem olha do lado de fora.
Procedimento: Indagar do grupo quais são as sete maravilhas do mundo.
Quando umas quatro já tiverem sido citadas, desviar para a maravilha que vamos poder contemplar agora. Maravilha esta que aponta ser a maior que todas estas citadas, e que não se encontra incluída em nenhum sistema de classificação.
Desenvolvimento: Pedir que cada um venha até ao centro da sala e olhe para dentro da caixa, para contemplar a coisa mais importante do mundo.
Exigência: ninguém pode dizer nada, enquanto todos não a tiverem visto.
Indagar do grupo:
- Quem viu realmente a coisa mais importante do mundo?
- O que você viu é realmente a coisa mais importante para si?
A partir dos comentários do grupo pode-se criar um clima de reflexão em torno da importância que temos atribuído às questões relativas ao nosso bem-estar no ambiente onde nos encontramos. Se for o caso, pode ser dirigida uma outra actividade conectada a esta, de reconhecimento do seu estado íntimo (stress, cansaço, desmotivação) para elevar o nível de auto-estima do grupo. Para essa outra actividade sugere-se música de fundo e relaxamento prévio mediante exercícios de respiração, alongamento, etc.
Livro: "83 Jogos psicológicos para a dinâmica de grupos" MANES, Sabina. 2007 Paulos Editora.
Sem comentários:
Enviar um comentário