28/03/2013

Formação "Envelhecimento: estimulação de uma mente activa em idosos institucionalizados"

Envelhecimento activo
Nos dias 20, 21,25 e 26 de Março participamos numa acção de formação sobre o "Envelhecimento: estimulação de uma mente activa em idosos institucionalizados" dinamizada pela formadora Dra Elina Duarte, da EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda.


Durante a formação os formandos tiveram oportunidade de conhecer diferentes estratégias para promover o envelhecimento activo através da estimulação cognitiva.


Das diferentes estratégias abordadas enumeram-se algumas relacionadas com o Treino da memória, e que pode ser realizado através de acções simples no dia a dia com o idoso, nomeadamente: 

  • leituras de textos, contos ou lendas
  • trabalhos ou exercícios de memória com provérbios (ex: dizer o início dos provérbios para os idosos terminarem)
  • árvore das palavras
  • exercícios de ordem alfabética, numerário, sequência, 
  • jogos de concentração e atenção 
  • sopas de letras
  • jogos de linguagem 
  • pequenos actos teatrais (estimula a expressão corporal, facial, vocal, memorização e orientação espacial)
  • dança (estimula a memória e a expressão corporal)
  • colagens/corte (estimula a memória e a expressão)
  • tapeçaria e bordados (estimula a expressão corporal)
  • música - grupos de cantares (estimula a memória e a expressão oral); instrumentos simples (estimula a expressão); jogos musicais (ex: perguntar qual o som produzido, o nome do cantor relacionado com esta); tocar vários instrumentos e perguntar quais são os mais graves ou mais agudos, ou outros)
  • actividades espirituais ou religiosas: (estimulam a desenvolver a memória e o lado espiritual e místico. Por ex: rezar o terço, ir à missa, ajudar em algumas tarefas da igreja. Práticas orientais (ex: yoga ou reiki)
  • gastronomia (estimula a memória, aprendizagem e ensinamento de técnicas de culinária) ex: distinguir cheiros de ervas aromáticas; ensinar uma receita que goste) 
  • pintura (estimula a expressão) ex: pintura abstracta ou com um tema à escolha
  • escultura (estimula a expressão) ex: plasticina, barro, gesso, pasta de papel
  • jogos tradicionais (jogos de cartas; dominó, malha, petanca, derrubar garrafas, etc)
  • etc

Estas actividades terão de ser tomadas em conta no que diz respeito à preparação do material necessário e o grau de autonomia, preferências e interesses da pessoa. 

Por outro lado a especialidade do trabalho com os idosos carece de técnicos especialistas nas variadas áreas, e por vezes é necessário muito mais do que a teoria ensina, pois só quem trabalha todos os dias no terreno com idosos  se apercebe que aos profissionais lhes é exigido muito mais que a simples realização das actividades. 

São muitas vezes estas pessoas que estão mais disponíveis e presentes na vida do idosos, que lhes dão atenção e afecto.

O trabalho de estimulação cognitiva em grupo ou individual é sem dúvida importante e uma forma de promover o envelhecimento activo na pessoa idosa, pois é uma oportunidade para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida nas pessoas que envelhecem (OMS).

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