23/06/2014

PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS IDOSOS NO DOMICÍLIO

SESSÃO DE EDUCAÇÃO
PREVENÇÃO DE QUEDAS DOS IDOSOS NO DOMICÍLIO

A realizar nas Instalações do Centro de Dia de Vila Franca das Naves

No dia 25 de Junho 
15:30 horas


Destinado a: Cuidadores de idosos e interessados


Realizada por:

Céline Neves Pina & Mathilde Diana Fernandes Pascoal, Alunas do Instituto Politécnico da Guarda

Em colaboração com o Centro de Saúde de Trancoso e Centro Social Paroquial de Vila Franca das Naves


GRATUITO

Arca de Noé


Há milhares de anos, numa terra bem distante, vivia um homem chamado Noé. Noé e sua família eram felizes, porque amavam Deus.
Mas nem tudo na cidade onde Noé morava era bom. As pessoas zangavam-se e faziam muitas coisas más.
Um dia, Deus ficou cansado de ver a terra que Ele tinha criado sendo tão maltratada pelos seus moradores, e os homens, os quais Ele tinha feito com tanto amor, serem tão maus. Então Deus decidiu destruir a terra com uma chuva muito forte, um dilúvio.
Mesmo estando triste com os moradores da terra, Deus lembrou-se de Noé, que era um bom homem, e prometeu que o salvaria bem como a sua família. Para isso, Ele ordenou: "Noé, construa um barco gigante e entre nele com seus filhos, suas filhas, seus netos e os seus parentes. Também coloque dentro desta arca um casal de cada animal que há sobre a terra".
E assim fez Noé. Mas enquanto ele construía o grande barco, as pessoas riam-se, chamavam-no de louco. "Chover? Que ideia absurda! Nunca choveu...", diziam alguns. Mas Noé continuava alertando aos homens sobre o que iria acontecer.
Um dia, quando a arca ficou pronta, Noé entrou nela com sua família e os animais. Um anjo travou a porta do barco do lado de fora, e então começou a chover...
Foi uma chuva muito forte, que transbordou os rios, encobriu as casas e montanhas. O povo mau, desesperado e com medo, pedia socorro a Noé. Mas ele não podia abrir a arca. Era tarde demais.
O dilúvio durou 40 dias, e todos os que viviam na terra, morreram. Menos Noé, sua família e um casal de cada animal, que ficaram por todo esse tempo seguros dentro da arca.
Quando a chuva parou e as águas baixaram, eles saíram do barco, e Noé agradeceu a Deus. Deus o abençoou e fez uma aliança: disse que nunca mais a terra seria destruída por um dilúvio.
Então Ele colocou no céu um lindo arco-íris, como um sinal, para que toda vez que olharmos para o arco-íris colorido entre as nuvens, nos lembremos da promessa de Deus.
Assim foi, o arco - Íris que vemos hoje depois da chuva é o arco que Deus colocou no céu como sinal de que Ele é um Deus fiel e verdadeiro.


Espero que tenha gostado da história de Noé, ela é um exemplo para a nossa vida de como devemos viver de uma forma agradável a Deus. Para que O Senhor não envie " chuva " para a nossa terra.

19/06/2014

Acção de Formação sobre as relações laborais nas IPSS

O Centro Social Paroquial participou esta quinta feira, dia 19 de Junho numa acção de formação sobre as relações laborais das IPSS, na Guarda. 
Organizada pela CNIS, contou com a presença do Dr. Henrique Rodrigues, responsável por este departamento, que nos trouxe o enquadramento histórico-legislativo das IPSS; a normalidade: contratação colectiva das IPSS; as revisões parciais dos CCT: actualizações salariais e outras cláusulas de expressão pecuniária; as portarias de extensão; os estrangulamentos do quadro convencional actual.