16/05/2014

Idosas costuraram almofadas para a sala de estar do Centro de Dia



A costura pode ser uma atividade relaxante e terapêutica para pessoas de todas as idades, mas especialmente para os idosos. 
Fornece uma maneira de manter o corpo e a mente activa. 


Para os idosos, costurar itens pode ser uma maneira divertida de presentear ou demonstrar cuidado ou até mesmo de fazer peças maravilhosas para seu próprio uso.
As almofadas podem ser a maneira perfeita de dar entusiasmo a uma sala. Para criá-las, escolhemos o padrão desejado com a ajuda das funcionárias e aproveitamos tecidos para o lado externo e interno das almofadas. 
Com vários pedaços de tecido, as idosas cozeram uns sobre os outros. Em seguida, enchemos as almofadas, criando simples almofadas coloridas.








04/05/2014

Dia da Mãe


Para as mães especiais que frequentam a instituição, quer no Centro de Dia quer no Serviço de Apoio Domiciliário preparamos uma pequena surpresa.

Fizemos um saquinho perfumado muito prático e útil, pois deixam as roupas sempre cuidadas e ainda deixam um cheirinho delicioso. 

Estes saquinhos perfumados são feitos para dar como presente ou lembrança de Dia da Mãe, aniversário, casamento, ou até mesmo para fazer um agrado a alguém especial!

Para fazer os saquinhos vamos precisar de:

  • Retalhos de tecido
  • Tintas
  • Ervas aromáticas
  • Essência perfumada de sua preferência
  • Agulha
  • Linha
  • Fitas de seda para enfeitar


Eis o resultado final!


~~~Feliz Dia da Mãe!~~~






02/05/2014

Entrevista a Diretora Técnica do Centro de Dia de Vila Franca Das Naves

Entrevista elaborada por alunas do grupo de trabalho, no âmbito do curso de Serviço Social, disciplina de Métodos e Técnicas de Investigação de Serviço Social da Escola Superior de Educação de Castelo Branco: Raquel Robalo; Ana Silva; Marisa Ramires e Filipa Fernandes. 


1.     Quais são as tarefas que estão atribuídas a uma diretora técnica num Centro de Dia como este?
No que diz respeito às funções que desempenho na instituição, estas podem agrupar-se em três domínios: Funções de Gestão; do Serviço Social e Animação/Ocupação, embora admita que, por vezes, tenha de fazer outras tarefas nas áreas da saúde, contabilidade, recursos humanos, estatística, sociologia, psicologia, etc. 

1. No âmbito da Gestão:
a) Dirigir o funcionamento do estabelecimento dentro das regras definidas pela Direção da Instituição, coordenando e supervisionando as atividades do restante pessoal:
b)  Cabe à Diretora Técnica criar condições que garantam um clima de bem-estar aos utentes, no respeito pela sua privacidade, autonomia e participação dentro dos limites das suas capacidades físicas e cognitivas;
c) Providenciar para que a alimentação seja confecionada e servida nas melhores condições, elaborando semanalmente as ementas em articulação com o sector da cozinha e unidade da saúde que acompanha o estabelecimento, procedendo à sua afixação nos termos da legislação em vigor;
d)   Administrar o Fundo de Maneio que lhe seja estabelecido para pequenas aquisições de carácter urgente, devidamente justificadas, através da prestação de contas;
e) Solicitar aos serviços competentes, nomeadamente à Segurança Social esclarecimentos de natureza técnica inerentes ao funcionamento, tendo em vista a sua melhoria;
f)    Promover reuniões de trabalho com os utentes e com o pessoal prevenindo a conflitualidade e reforçando a auto-estima de todos os intervenientes na vida do estabelecimento;
g) Auscultar o pessoal no que respeita à sua formação e propor ações de acordo com as necessidades e interesse manifestado (s);
h) Participar nas Reuniões da Direção quando forem tratados assuntos relativos ao funcionamento do estabelecimento;
i)  Propor a admissão de pessoal sempre que o bom funcionamento do serviço o exija;
j)  Propor a contratação eventual de pessoal, na situação de faltas prolongadas de pessoal efetivo.
k) Propor à Direção a aquisição de equipamentos necessários do funcionamento do estabelecimento, bem como a realização de obras de conservação e reparação sempre que se tornem indispensáveis;
l)  Colaborar na definição de critérios justos e objetivos para a avaliação periódica da prestação de serviço do pessoal, com vista à sua promoção;
m)  Elaborar o mapa de férias e folga de pessoal.
n)   Elaborar o horário de trabalho de pessoal.

2. No âmbito do Serviço Social:
o)  Estudar a situação socioeconómica e familiar dos candidatos à admissão, recorrendo, obrigatoriamente à visita domiciliária;
p)  Estudar e propor a comparticipação do utente de acordo com os critérios definidos;
q)  Proceder ao acolhimento dos utentes com vista a facilitar a sua integração;
r) Organizar e manter atualizado o processo individual de cada utente fazendo parte do mesmo toda a documentação de carácter confidencial. Apenas o pessoal técnico deverá ter acesso ao ficheiro;
s)  Fomentar e reforçar as relações entre utentes, os familiares, os amigos e a comunidade;
t) Encaminhamento de situações sociais para outros estabelecimentos, acompanhamento de casos junto das famílias.
u) Aconselhamento e quando solicitada intervenção junto dos familiares incentivar a capacitação de problemas de relacionamento através da entrevista.

3.No âmbito da Animação/Ocupação:
v) Elaborar o plano anual de atividades com a participação da Direção, quadro técnico e dos próprios utentes;
x) Incentivar a organização de atividades, fomentando a interação entre as diversas instituições ao nível do concelho;
z)  Fomentar a participação dos idosos na vida diária do estabelecimento.

2.     Como é o funcionamento deste Centro de Dia?
O centro de dia funciona de segunda a domingo. O horário é das 8:45h às 19:00 horas. O Centro de Dia (CD) destina-se ao acolhimento diurno de idosos, proporcionando-lhes de serviços de apoio, visando promover a maior independência possível, assim como a sua inserção social.
Dada a complexidade e especificidade dos cuidados a prestar aos idosos, é necessário um quadro de pessoal que integra uma equipa multidisciplinar: motorista, trabalhadores de serviço geral, técnico de serviço social e animadora. Para além do aspeto técnico destes serviços os idosos podem usufruir de transporte e serviço de refeições, nomeadamente pequeno-almoço, almoço e lanche, tratamento de roupa e higiene pessoal.
No âmbito da animação pretende-se cultivar a auto valorização dos idosos, promover as relações interpessoais, colmatar as limitações patológicas e as barreiras sociais, adaptando o serviço às necessidades específicas de cada um e aos objetivos gerais dos cuidados a prestar ao idoso.

3.     O CDVFN desenvolve várias atividades com os idosos que frequentam este centro?
No âmbito das atividades com idosos o Centro de Dia desenvolve:
1.Atividades lúdicas:
- Jogar às Cartas
- Jogos Tradicionais
- Trabalhos Manuais
- Dinâmicas de Grupos
- Momentos de Leitura
- Visita Culturais
- Passeios

2.Atividades religiosas:
- Missa
- Rezar o terço
- Ida a Fátima

3.Atividades desportivas:
- Ginástica individual
- Ginástica de manutenção
- Caminhadas

4.Atividades musicais:
- Espaço de cantigas e quadras
- Acordeão

5.Atividades sociais:
- Convívio e festas com outras IPSS

6.Atividades de culinária:
- Confeção de doces alusivos a épocas festivas

4.     Qual é a sua interação com os idosos? Qual a sua relação com eles?
A interação com os idosos pode ser feita de duas maneiras: individualmente ou em grupo. Esta interação é assente numa relação de respeito dos seus direitos, sejam: direito à escolha, direito à privacidade, direito à integração e à participação ativa nos pormenores da sua vida. É uma relação de acompanhamento decente, cuidado e eficiente. O assistente social é muitas vezes o confidente, o conselheiro e amigo que com o decorrer do tempo, alguém muito próximo do idoso. É necessário, por isso, que os assistentes sociais tenham uma grande estabilidade afetiva e emocional para conseguirem desempenhar estas funções. São também aquela pessoa que está disponível e lhes dá atenção e afeto. Cabe também ao assistente social, identificar o melhor método de intervenção, tendo em conta o grupo e o idoso com o qual se relaciona. Se por exemplo, no Centro de Dia existir um idoso que goste de cantar, há que proporcionar e apoiar essa atividade. A relação com idosos, por vezes, pode ser desgastante a nível psicológico e exige muita disponibilidade mas é também muito compensador, pois os idosos são pessoas com muita sabedoria que foram adquirindo ao longo das suas experiencias de vida.
Compete ao assistente social motivar os idosos para participarem em atividades, para isso, tem de conhecer muito bem os idosos e o grupo assim como os seus desejos. Só assim se é aceite por parte dos idosos. A relação deve ser, ainda, pautada pela confiança e valorização e para isso tem de utilizar um vocabulário simples adaptado ao grupo/ a cada um.
Mesmo assim nada nos garante que corra sempre tudo bem, pois os idosos tendem a ser depressivos e renitentes à mudança, por razões culturais de comodismo por exemplo. A falta de confiança em si mesmos e nas suas capacidades por vezes é também um problema que tem de ser ultrapassado. Por vezes são pessoas mais isoladas e introspetivas (fecham-se nos seus pensamentos e na perda progressiva de vontade de viver). Assim, tenho que admitir que no trabalho com idosos iremos encontrar diversas reações às nossas propostas, desde o entusiasmo à indiferença e que por vezes surgem dificuldades que podem estar ligadas com as nossas atitudes, competências e personalidade. Daí termos que estar em constante atualização de conhecimentos, aprendizagem e formação quer de nós mesmos quer dos outros.

5.     Quanto ao nosso tema ‘’Qualidade e Satisfação de vida nos Idosos’’ em conjunto com a depressão nos mesmos, o que este Centro de Dia pratica para promover Qualidade e Satisfação de vida nestes idosos?
O Centro de Dia do Centro Social Paroquial de Vila Franca das Naves tem a vantagem de estar situado num meio rural. Neste caso, os utentes, encontram-se na resposta de Centro de Dia, tendo autonomia para sair da instituição durante o dia e à noite regressam para as suas casas. Sabemos que a depressão é maior nos idosos institucionalizados, principalmente em Lar, dos que estão no domicílio. Muitos idosos têm vindo a adotar esta resposta por se encontrarem sozinhos, além de que, estes, tomam as refeições, medicação e saem para fazer a sua caminhada diária regressando à hora da refeição. O Centro de Dia tem boas instalações de acessos fáceis: rampas, salas acolhedoras, boa iluminação e aquecimento. A instituição tem adotado novas atividades que proporcionem bem-estar aos idosos sem recorrer a muitos recursos financeiros: dinâmicas de grupo, debate de temas, trabalhos plásticos. Dá-se oportunidade aos idosos para que eles próprios possam propor outras atividades que sejam do seu agrado, por exemplo o testemunho de um idoso que referiu que “Gostava de ir visitar os nossos colegas que saíram daqui para ir para o Lar” e assim foi, que desde essa altura a instituição organiza uma visita aos utentes que aqui estiveram.

6.     O seu papel como Diretora Técnica, de certa forma, acaba por promover também qualidade de vida e satisfação nos idosos deste centro?   
O Assistente Social tem como missão, fazendo uso das suas competências específicas, contribuir para a qualidade e humanização da prestação dos cuidados, procurando responder cabalmente aos anseios e necessidades bio-psico-sociais dos utentes.

Para isso seguem-se alguns valores fundamentais: ética e respeito pela pessoa e dignidade humana; responsabilidade social de contribuir para a melhoria do bem-estar dos utentes; qualidade dos serviços e competência científico – profissional.

Vila Franca das Naves, 2 de Maio de 2014