25/02/2013

Workshop formativo sobre "Como lidar com clientes difíceis estratégias para envolver clientes vulneráveis na intervenção".



No dia 28 de Novembro de 2012 participamos no Workshop formativo sobre "Como lidar com clientes difíceis:  estratégias para envolver clientes vulneráveis na intervenção". 

Este Workshop foi organizado pela  EAPN Portugal/Núcleo Distrital da Guarda, no âmbito do  grupo de trabalho da qualidade e contou com a presença da Dr.ª Sofia Rodrigues que abordou e dinamizou os conteúdos programáticos junto dos técnicos, dirigentes e outros colaboradores de instituições  participantes .

A reter desta formação, conclui-se como emergentes as abordagens colaborativas no actual contexto de intervenção com as populações mais vulneráveis, especialmente quando os clientes se mostram “res...istentes” e recusam a intervenção ou se expressam de forma hostil.

Das estratégias encontradas para o desenvolvimento de competências seguem-se alguns exemplos, entre outros: Não entrar em confrontos e críticas (entendimento do seu problema); Time-out (retire-se durante uns minutos para se acalmar); Negociação constante (como via para a mudança). 


20/02/2013

Dinâmicas de Grupo


Nome: A coisa mais importante do mundo

Objectivo: Propiciar o desenvolvimento da auto-estima. Ideal para ser utilizada na sensibilização do grupo
Mínimo de Participantes: os que quiserem
Máximo de Participantes: não tem
Duração: depende do numero de participantes
Material Necessário: Uma caixa com uma abertura e um espelho colocado lá dentro, em condições de reflectir a imagem de quem olha do lado de fora.
Procedimento: Indagar do grupo quais são as sete maravilhas do mundo. 
Quando umas quatro já tiverem sido citadas, desviar para a maravilha que vamos poder contemplar agora. Maravilha esta que aponta ser a maior que todas estas citadas, e que não se encontra incluída em nenhum sistema de classificação. 
Desenvolvimento: Pedir que cada um venha até ao centro da sala e olhe para dentro da caixa, para contemplar a coisa mais importante do mundo. 
Exigência: ninguém pode dizer nada, enquanto todos não a tiverem visto. 
Indagar do grupo: 
- Quem viu realmente a coisa mais importante do mundo? 
- O que você viu é realmente a coisa mais importante para si? 
A partir dos comentários do grupo pode-se criar um clima de reflexão em torno da importância que temos atribuído às questões relativas ao nosso bem-estar no ambiente onde nos encontramos. Se for o caso, pode ser dirigida uma outra actividade conectada a esta, de reconhecimento do seu estado íntimo (stress, cansaço, desmotivação) para elevar o nível de auto-estima do grupo. Para essa outra actividade sugere-se música de fundo e relaxamento prévio mediante exercícios de respiração, alongamento, etc.

Livro: "83 Jogos psicológicos para a dinâmica de grupos" MANES, Sabina. 2007 Paulos Editora.