30/08/2012

Pensamento do dia


Bem Aventurados

"Bem-aventurados aqueles que compreendem os meus passos vacilantes e as minhas mãos trémulas. 
Bem-aventurados os que levam em conta que os meus ouvidos captam as palavras com dificuldade, por isso procuram falar mais alto e pausadamente. 
Bem-aventurados os que percebem que os meus olhos já estão nublados e as minhas reações são lentas. 
Bem-aventurados os que desviam o olhar, simulando não ter visto o café, que por vezes fica entornado sobre a mesa.
Bem-aventurados os que não dizem "você já contou isto tantas vezes". 
Bem-aventurados os que sabem dirigir a conversa e as recordações às coisas dos tempos passados. 
Bem-aventurados os que me ajudam a atravessar a rua e não lamentam o tempo que me dedicaram. 
Bem-aventurados os que compreendem quanto me custa encontrar forças para carregar minha cruz. 
Bem-aventurados os que amenizam os meus últimos anos sobre a terra. 
Bem-aventurados todos aqueles que me dedicam afecto e carinho, fazendo-me, assim, pensar em Deus. 
Quando entrar na Eternidade, lembrar-me-ei deles, junto ao Senhor." 


Autor: (Desconhecido)

29/08/2012

A história de um pai - Para reflexão


Hoje, estive morto. Senti que toda a vida se escapava pelo ar que, aflito e a custo, respirava, enquanto as lágrimas eram gritadas, louco no carro, os olhos à procura, à procura, à procura.


Morri, ali.
A minha filha deveria sair da Escola, na Parede, apanhar uma carrinha do ATL e eu ia buscá-la.
O que é que aconteceu? O cartão da escola, que supostamente controla as entradas e saídas dos alunos, valeu zero. Ela saiu, porque viu uma carrinha de ATL e entrou. Era o ATL errado. Ninguém lhe perguntou o nome, não houve uma chamada, nada. Ela entrou com uma colega e só após duas horas de aflição indizível, comigo à procura dela por todo o lado, é que o telefone tocou. De um "After School", a perguntar se eu era o pai de uma Mafalda Ribeiro, que eles tinham, aflita, a pedir para ligarem ao pai. Aliás foi ela que falou: "papá?"
Durante duas horas, morri. Percorri ruas de possíveis percursos, olhei para todas as sombras, parques infantis, supermercados, escola antiga, liguei para os pais de colegas dela, todos os absurdos e horrores passaram pela minha cabeça, chamei o seu nome, entre choro, em ruas e em todos os recantos da escola. Nada. Evaporou-se. Horrível. Uma tristeza, uma aflição, um horror que nunca mais vou esquecer. E quando o telefone tocou e era ela, aquela voz doce da minha princesa, minha vida, meu ar, meu sopro de vida, eu soube o que era renascer. E desfiz-me em lágrimas de novo, e dali até ao tal After School, que teve a minha filha à sua guarda por engano, até ela pedir para ligarem ao pai, levei um segundo e levei toda a vida. Obrigado meu Deus, obrigado! Estacionei às três pancadas, voei em passo trocado de nervos, pela rua fora, Mafaldinha, Mafaldinha, Mafaldinha, cego de amor aflito, só há descanso e vida quando a abraçar e estiver tudo bem.
Quando a abracei, e ela, agarrada a mim, me disse, apenas: "Olá Papá" eu soube que tinha renascido. E ela também, coitadinha.
Como cartão de visita da nova escola, estou esclarecido. Tantas referências boas e afinal é isto: no primeiro dia, por maioria de razão, deveria existir um ainda mais rigoroso controlo de entradas e saídas, mas quando cheguei o portão estava escancarado, como deveria estar quando a Mafalda viu uma carrinha do ATL a chegar, estava na hora e ela saiu da escola e entrou na carrinha. Ninguém perguntou nada, ninguém fez nada.
E um ATL mete um grupo de crianças numa carrinha, não pergunta nomes, não verifica nada e só ao fim de duas horas é que, perante a aflição de uma criança de 10 anos a pedir para ligarem ao pai é que se acaba com este horror?
Quando penso na forma como desaparecem crianças, para sempre, todos os dias, penso que esses pais e filhos terão sentido isto, e muitos, mesmo sobrevivendo, morreram para sempre.
Eu tive a sorte de poder renascer.
E sei que, a partir de hoje, ganhei uma nova causa: fazer tudo o que estiver ao meu alcance para contribuir para uma Escola responsável, atenta, segura, onde os nossos filhos aprendem e podemos, enquanto pais, estar descansados.
Quando depois desta tarde de horror, fui buscar o pequeno Gonçalo ao colégio e ele me disse, comprometido, "Papá, parti os óculos a jogar à bola" eu disse para mim: que importância é que isso tem? Nenhuma, realmente, não tem nenhuma importância.
Não podia dizer-lhe que o pai hoje tinha aprendido o que é morrer, e tinha tido a bênção de poder nascer de novo.

Pedro Ribeiro (Rádio Comercial)

Homenagem ao Senhor Padre Manuel Martins


No âmbito do 50º aniversário do Senhor Padre Manuel Martins, realizada na Bismula em 25 de Agosto de 2012, surgiram algumas palavras de agradecimento pelos utentes, Direcção e colaboradores: 

"O Senhor Padre Manuel foi para nós, uma Instituição voltada para o apoio das pessoas e para as necessidades quer das crianças quer dos idosos um amigo.

Ao longo de tantos anos, pudemos sempre contar com o seu conselho e  apoio.

Este é o momento para lhe expressar a nossa gratidão e os votos de que possa, por muito tempo ainda, estar na nossa companhia e que nós façamos parte desse pensamento de amizade.


Com Amizade,
Os utentes do Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário, Creche, colaboradores e Direcção."






O caminho faz-se caminhando!




Vimos com muito honra anunciar que recebemos a visita do Senhor Padre Celso Marques no Centro Centro Social Paroquial de Vila Franca das Naves. Estamos também a aguardar a homologação dos corpos sociais. 
Quisemos, em primeira mão, partilhar tão boa nova com todos aqueles que nos acompanham para que esta Instituição continue a cumprir o propósito para o qual foi criada.

22/08/2012

Lengalenga da velha

Esta lengalenga é uma forma interessante das crianças interiorizarem as falas dos animais.

Lengalenga da Velha

Era uma velha que tinha um gato
e debaixo da cama o tinha
o gato miava (miau)
e velha dizia:
mal haja o teu miar
que não me deixa dormir
nem tão pouco descansar.

Era uma velha que tinha um cão
e debaixo da cama o tinha
o cão ladrava ( ão, ão)
e a velha dizia:
mal haja o teu ladrar
que não me deixa dormir
nem tão pouco descansar.

Era uma velha que tinha um porco
e debaixo da cama o tinha
o porco roncava(...)
e a velha dizia:
mal haja o teu roncar
que não me deixa dormir
nem tão pouco descansar.

Era uma velha que tinha um galo
e debaixo da cama o tinha
O galo cantava (cocorococó)
e a velha dizia:
mal haja o teu cantar
que não me deixa dormir
nem tão pouco descansar.

(...)
( e continua até onde nós quisermos!)

Fonte:
http://brincareaprender.blogspot.pt/

09/08/2012

Programa da Festa da Nª Srª da Boa Esperança - Vila Franca das Naves




Como manda a tradição, todos os anos são organizadas festas de índole religiosa em honra da(o) santa(o) padroeiro das localidades. 

Marcam-se pelos convívios e encontros sociais, onde é possível contactar com a cultura local.

O Centro Social Paroquial deseja a todas as pessoas a bênção da Nª Srª da Boa Esperança.

Oração à Nª Srª da Boa Esperança:


SENHORA DA BOA ESPERANÇA, tua alegria
Era fazer a vontade do Pai.

Tua vida era estar atenta às necessidades dos outros.
Intercedei por nós!
Quando nossa fé vacila.
Quando somos tentados a desesperar.
SENHORA DA BOA ESPERANÇA, intercede por nós!
Quando fechamos o coração.
Quando consentimos à injustiça.
SENHORA DA BOA ESPERANÇA, intercede por nós!
Quando parece ser difícil seguir teu filho.
Quando nos cansamos de fazer o bem.
SENHORA DA BOA ESPERANÇA, intercede por nós!
Quando o não se antecipa ao nosso sim.
Leva-nos a JESUS CRISTO, nossa esperança.
Amém.

03/08/2012

Tarde de convívio entre idosos de Vila Franca e Moimentinha!


No passado dia 17 de Julho pelas 14:30 horas, a Associação dos Naturais e Amigos da Moimentinha esteve presente no Centro Social Paroquial de Vila Franca das Naves a convite da Direcção para uma tarde de convívio entre idosos. 

Estiveram presentes 15 idosos das respostas sociais de Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia da Moimentinha e 22 idosos do Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia do Centro Social Paroquial de Vila Franca das Naves.

Iniciamos a nossa tarde com a recepção e apresentação dos idosos no Centro de Dia de Vila Franca das Naves e realização de algumas actividades, entre  idosos: cantigas populares, danças com expressão corporal, baile e muito boa disposição dinamizada pelas animadoras e colaboradores das duas instituições. 

De seguida assistimos à actuação do Sr. Jorge Leitão e da Sra Francisca, utentes do Centro de Dia com as cantigas “Ramo de oliveira”, "Adelaidinha" e Hino de Vila Franca das Naves. Os idosos da Moimentinha também participaram com as suas cantigas o  que nos proporcionou uma tarde muito agradável. 

Por fim, foi oferecido um lanche e um trabalho realizado pelos idosos de Vila Franca das Naves (pintura feita à mão de um paralelo da calçada portuguesa) como recordação e lembrança deste dia.

Deixamos um agradecimento especial à Associação dos Naturais e Amigos da Moimentinha que prepararam e apresentaram cantigas tradicionais aos idosos de Vila Franca das Naves.

(Em breve publicaremos fotos).