16/08/2010

Momentos de leitura


No dia 14 de Janeiro lemos para os nosso idosos um artigo de revista.


O artigo referia-se a Maria Alice Silva, Presidente de Junta de Bouça Cova no concelho de Pinhel "nossa vizinha" diziam os idosos. Esta senhora tem 87 anos e é autarca desde 1986. É a presidente de junta com mais mandatos no distrito da Guarda.


Na entrevista, Maria Alice Silva dizia que nunca sentiu vontade de desistir. Apesar das dificuldades que enfrentou ao longo dos anos para concretizar algumas obras, falou com orgulho da barragem de Bouça Cova, uma obra complicada, mas que conseguiu concretizar com muito esforço. A presidente de junta disse que sempre foi bem recebida por toda a gente e que, por isso, é uma mulher feliz.


Apesar de ser a autarca mais idosa de Portugal, Maria Alice Silva continua a ser uma presidente de junta com garra e muita dinâmica, sempre a pensar em novos projectos para a freguesia de Bouça Cova.


É sem dúvida, um grande exemplo de luta pelos objectivos e ambições a seguir!


13/08/2010

Visita à Biblioteca de Trancoso

Um projecto institucional tem de ser vivo e dinâmico, procurando assegurar ao universo dos seus clientes, actividades adequadas às suas motivações e capacidades.

Neste sentido, o Centro Social Paroquial procura na sua prática diária, proporcionar actividades da mais variadas, que permitem uma ocupação quotidiana do tempo.

Assim, no dia 28 de Abril, 15 idosos desta Instituição, visitaram a Biblioteca Municipal de Trancoso.

Os idosos, acompanhados por colaboradores do Centro Social, foram devidamente instalados no espaço da Biblioteca, onde puderam conversar, partilhar de ideias e consultar os primeiros almanaques de Trancoso. Foi uma tarde de lazer, repleta de comunicação, convivência e aprendizagem, pela partilha de saberes e potencialidades, num espaço de um amigo comum, o livro.

Os participantes e colaboradores desta Instituição agradecem o acolhimento efectuado.

As parcerias são importantes e potenciam uma intervenção de proximidade entre as pessoas, por isso, vamos certamente, continuar a desenvolver actividades convosco, porque estreitar laços e afectos é o caminho do nosso trabalho social.

12/08/2010

Nós Agradecemos

Vimos agradecer à junta de freguesia de Vila franca das Naves o trabalho desenvolvido em Maio de 2010 na entrada do nosso Centro de Dia. Muito Obrigado!

Visita aos Bombeiros de Vila Franca das Naves

No dia 28 de Maio de 2010, realizamos uma visita ao Quartel dos Bombeiros de Vila Franca das Naves, com os seguintes objectivos: Conhecer algumas regras de prevenção de incêndios e primeiros socorros; Conhecer instituições locais e respectivas funções.
A visita foi orientada pelo Bombeiro Delfim que nos explicou, em termos gerais, as instalações e funcionamento de um quartel.
«É importante sensibilizarem-se as pessoas, dar a conhecer o espaço e para que servem os Bombeiros», explicou, afirmando que «iniciativas como esta são sempre importantes».

Gostariamos de agradecer ao Sr. Comandante e aos Bombeiros que nos receberam por "abrirem a sua casa" dando-nos esta oportunidade de conhecer um pouco do seu dia a dia.
Obrigada!



Terapia de Grupo - Psicodrama

O Psicodrama psicanalítico é uma técnica terapêutica realizada com um grupo de pessoas, de diferentes idades e problemáticas onde partilham os problemas individuais de cada um gerando uma solidariedade e apoio mutuo que fortalece e esclarece cada elemento por si. Nós por cá sabemos que as terapias de grupo são um motor do crescimento grupal e individual, sendo este vinculo estabelecido entre todos um dos elementos fundamentais da estabilidade do funcionamento grupal ao longo do tempo.

Instituições Particulares de Solidariedade Social

As IPSS são instituições constituídas sem fins lucrativos, por iniciativa privada e tem por objectivo essencial facultar respostas de acção social, através da concessão de bens e da prestação de serviços, nomeadamente apoio a crianças e jovens, apoio às famílias, protecção dos cidadãos na velhice e invalidez e em todas as situações de carência ou de incapacidade para o trabalho, promoção da educação e da formação profissional, apoio à integração social e comunitária, promoção e protecção da saúde e resolução de problemas habitacionais.
Prestam serviço a:
  • Crianças e jovens
  • Pessoas portadoras de deficiência
  • Idosos
  • Pessoas em situação de carência económica ou social

Formação organizada pela UDIPSS - Guarda

O caminho faz-se caminhando. No dia 14 de Abril, dirigimo-nos à cidade da Guarda ao Centro de Formação, Assistencia e Desenvolvimento para participar numa acção de formação subordinada ao tema "código do trabalho/contrato colectivo de trabalho". Esta formação contou com a presença de vários técnicos de instituições e com o Advogado Paulo Brás que durante várias horas abordou o Direito do Trabalho e IPSS.

Acção de Formação "Burnout"

No dia 28 e 28 de Abril de 2010 dirigimo-nos à cidade da Guarda para mais uma vez participarmos numa formação. A formação foi sobre o tema "Burnout - o que é, como se previne" e teve a duração de 12 horas. Esta formação contou com a presença de vários técnicos e gestores de recursos humanos de instituições. A formadora Catarina Rivero, Psicóloga Clínica e com formação na área de tarapia familiar abordou ao longo dos dois dias os modelos explicativos de stress e Burnout, deu a conhecer o conceito de inteligência emocional e a sua aplicabilidade para os profissionais de ajuda entre outros temas muito interessantes que nos permitiram entender o cilclo da mudança e estabelecer para nós mesmos planos de mudança e como diz a formadora encontrar estratégias e soluções para que todos possamos "florescer, recuperar o brilho" na intervenção.