25/02/2010

Crianças cantam as Janeiras no Centro de Dia


Foi no dia 5 do mês de Janeiro de 2010 que o Centro de Dia recebeu a visita de crianças de várias escolas de Vila Franca das Naves, vindo-nos cantar as janeiras. Apesar do frio que se fazia sentir lá fora as crianças trouxeram-nos o calor humano com uma mensagem de alegria, paz e saúde para o ano que está a entrar. Os utentes do Centro de Dia escutaram com atenção acompanharam com palmas e retribuíram com uma cantiga das janeiras.

Um bem haja a todos!

23/02/2010

Dia de S.Valentim


Foi com o objectivo de fazer alguém sentir-se amado e querido que neste Dia dos Namorados realizamos com os idosos um gesto simples.

Cortamos pequenos corações numa cartolina vermelha e colou-se um palito na base do coração. Depois assinalámos no coração a frase "Gosto de ti", revelando o que sentimos por pessoas que, de outra forma, talvez não se recordassem sequer desta data.

Ora aqui está uma actividade que qualquer um pode organizar e fazer um gesto a qualquer pessoa para lhe demonstrar que realmente nos lembramos dela nesta data!

Feliz Dia de São Valentim!

Mês de Dezembro de 2009

O mês de Dezembro é sempre um mês relacionado com as festividades Natalícias. Durante este mês contámos com a participação dos nossos idosos para a realização do presépio, realização de uma árvore de Natal com pinturas dos idosos, entre outras actividades.

Tivemos ainda, a visita das crianças que frequentam a catequese de Vila Franca das Naves acompanhados pelas suas catequistas.
Foi uma tarde agradável de convívio e troca de saberes de histórias e adivinhas entre as crianças e utentes, prometendo regressar novamente noutra data.

O Nosso muito obrigada pela visita!

A Nossa CEIA DE NATAL!

Como vem sendo habitual também em anos anteriores, este ano o Centro Social Paroquial proporcionou uma ceia de natal aos seus queridos idosos, para se sentirem mais unidos neste espírito natalício.
A festa teve início com as palavras do Sr. Padre Alberto agradecendo a presença de todos os que tornaram possíveis a realização desta festa.
Foram cerca de 57 pessoas; idosos, funcionárias, membros da Direcção e convidados que participaram neste convívio.
Durante a ceia de natal os idosos mostraram aos assistentes as suas capacidades na Leitura de Poemas alusivos ao Natal.
Para terminar esta ceia, no final foi sorteado um Cabaz de Natal organizado pela Assistente Social que teve como intuito angariar fundos para a aquisição de material necessário para o Centro Social Paroquial. O Cabaz de Natal contou com o apoio de empresas/comerciantes de Vila Franca das Naves. Os prémios sorteados foram entregues às pessoas que participaram na compra das rifas.
No final, foram oferecidas lembranças aos idosos, funcionárias e membros da Direcção.
A Ceia de Natal foi, assim, um momento de convívio para todos contando com a nossa ementa deliciosa e tradicional: sopas de couve com bacalhau; arroz de polvo, perú assado, filhoses, arroz doce, bolo-rei, pão-de-, sonhos e outras doçarias.
Contudo, não poderíamos deixar de agradecer às empresas e comerciantes de Vila Franca das Naves o apoio concedido para a realização do Cabaz de Natal:

* Talhos Madeira

* Ponto Fresco

* Papelaria Lúcia

* Coisas Fixes

* Monteiros Bar

* Joaquim Madeira Escada

* Café Largo do Mercado

* Autopeças Vila Franca das Naves

* Utilar

* CTT – Vila Franca das Naves

* José Bernardo

* Paga Pouco

* Café Stop

* Café Dallas

* Arti & fogo

* Papelaria Silva

* Café Silva

* Mário Madeira

O NOSSO MUITO OBRIGADO!

FALAR sobre .... “Violência Doméstica” - 2 de Dezembro

Este tema foi uma dos temas escolhidos e bastante debatido pelos nossos queridos utentes.

A violência doméstica continua a existir, tendo aumentado o número de mulheres mortas por ano.

Só que a violência doméstica não contempla apenas as mulheres, mas também os filhos e idosos. Ao longo de uma conversa foram focados pontos como: os tipos de violência, as causas e os motivos da violência doméstica, o que fazer e como prevenir a incidência da violência doméstica.

Jogo do Boato - 17 de Novembro de 2009


O Jogo do Boato tem como objectivo fazer perceber aos sujeitos como surge o boato, como faz parte do ser humano e da nossa comunicação, como todos nós estamos sujeitos a ser vítimas de boato e também sermos os causadores do mesmo, muitas vezes não intencionalmente.


Descrição da actividade: Começou-se por colocar os idosos em círculo, sentados ou de pé, o mais próximo possível uns dos outros. O moderador começou por dizer uma palavra ao ouvido de um sujeito e o objectivo é que este passe a palavra que percebeu para o colega do lado e assim sucessivamente. O colega terá de passar a palavra que percebeu sem que haja uma repetição para uma melhor percepção. No final a última pessoa diz a palavra que lhe chegou ao ouvido em voz alta e faz-se a discussão para perceber se é a palavra original ou se já é outra palavra e por que fases passou.


Depois disto fez-se a discussão para tentar perceber quais os factores que influenciaram a que a palavra chegasse, ou não, igual ao final. (Ruído, percepção, memória, etc.)


Introdução de uma Variante – Esta fase é uma réplica da anterior mas com a agravante de já não ser uma palavra mas sim uma frase ou história. O objectivo foi exactamente o mesmo do anterior mas será de tentar fazer perceber que quanto mais complexa a mensagem, mais cuidado e atenção temos de ter quando a queremos fazer passar.


Permite: Expressão da Comunicação; Promotor do desenvolvimento pessoal e social.

Acção de Sensibilização Prevenção de Quedas - 16 de Novembro

O dia 16 de Novembro de 2009, foi a data escolhida para a realização de uma acção de sensibilização sobre Quedas nos Idosos.

A prevenção, perigos as causas e quais os factores de risco bem como algumas medidas a tomar para evitar as quedas foram alguns dos temas abordados nesta tarde.

Conclui-se que “todo o cuidado é pouco”, e que pequenos cuidados a ter, como o calçado, o não subir para bancos ou escadotes, o chão molhado, escadas, moveis e objectos como tapetes, a casa de banho, a medicação tomada, a diminuição sensorial provocada pelo envelhecimento devem ser alvo de atenção para evitar quedas.

É essencial adoptar medidas que tenham em atenção as características e factores de risco de cada idoso, bem como reduzir ao máximo os factores de risco existentes em cada casa, prevenindo não só a queda, como também as suas consequências. A família tem um papel fundamental, através da observação de alterações do seu familiar idoso. Caminhar com o idoso ajuda a percebermo-nos da sua estabilidade, força e equilíbrio. Ter atenção às armadilhas do ambiente; valorizarem-se as queixas de tonturas, fraqueza ou outras alterações; não esquecer se existirem dúvidas ou necessitar de ajuda, não hesitar em procurar resposta, são alguns pontos-chave a não esquecer. Contactos úteis:

· Linha de Saúde 24 - 808 24 24 24

· Linha de emergência Social - 114

· INEM -112

· Centro de Saúde V.F.N - 271 886 185

· Filhos, vizinhos

Jogo da Esfera de Madeira - 23 de Novembro

Convidaram-se os utentes a participar num Jogo que consistia em tombar, com a ajuda de uma esfera de madeira, um conjunto de Pinos também de madeira.

O objectivo deste jogo: Trabalhar a postura, flexibilidade, equilíbrio, atenção entre outros.

N.º de Participantes: 3

Local: Salão

Colaboração: Animadora Cultural

Jogo do Ponto - 19 de Novembro

Convidaram-se os utentes interessados a realizar um desenho que quisessem a partir de um ponto preto numa folha branca. Depois pediu-se, novamente, aos utentes que trocassem entre si os desenhos uns dos outros, falando e descrevendo o que viam e o que lhes fazia transmitir.

O objectivo deste jogo:

Comunicação/ Percepção do eu (autoconhecimento)

N.º de Participantes: 7

Local: Salão

Colaboração: Animadora Cultural

Participação na Reunião de Núcleo – REAPN (European Anti-Poverty Network)

O Núcleo Regional do Centro da REAPN surge como um “esforço” em congregar acções que levem ao desenvolvimento sustentado de toda a Região onde os seis núcleos distritais da REAPN Portugal desenvolvem a sua intervenção.

No dia 29 de Setembro a Estagiária teve oportunidade de participar na Reunião de Núcleo sobre a temática “Avaliação de desempenho nas instituições com respostas sociais” no dia 29 de Setembro 2009 (3ª feira), a partir das 14h00, nas instalações do Núcleo.

O dinamizador foi Dr. Fernando Salgueiro – formador e consultor na área da Qualidade das IPSS’s e que tem colaborado com a REAPN no âmbito do projecto Qual_IS, com bastante experiência e interesse nesta área da avaliação de desempenho.

Foram abordados temas como as vantagens da aplicação dos Sistemas de Gestão da Qualidade aponte-se: - “a satisfação das necessidades, interesses e expectativas dos "clientes"; - conseguir uma imagem de excelência, credibilidade e qualidade; - melhorar a eficácia e eficiência da Instituição; - conseguir ordenar e sistematizar o que fazemos; - avaliar o que fazemos; - dispor de mais informação para a tomada de decisões; - realizar as mudanças que a Instituição necessita; - aproveitar uma metodologia de gestão amplamente comprovada; - motivar os profissionais que trabalham nas organizações; identificar os recursos necessários para atingir os objectivos identificados; - favorecer a investigação, estimulando o estudo das melhorias a introduzir nas nossas Instituições”. Mas tudo isto exige alguns requisitos fundamentais. A Implementação de um SGQ supõe uma mudança cultural nas Instituições, o que requer tempo e um importante esforço inicial. Implica também a realização sistemática de algumas actividades às quais não estamos muito habituados, entre as quais cabe destacar a necessidade da auto-avaliação e a questão financeira. Requer trabalhar resistências e necessita do claro envolvimento e liderança da Direcção.

O problema continua a ser a insuficiente informação e sensibilização sobre esta questão junto das Instituições e, por outro lado, há ainda a questão financeira. Poderia existir uma linha de financiamento estatal que pudesse permitir às IPSS's implentar o sistema sem grandes dificuldades.

12 de Novembro – Celebração do S. Martinho


No dia 11 de Novembro de 2009, de acordo com o Plano Anual de Actividades festejamos o dia de S . Martinho na nossa instituição.

Contámos com a participação das crianças da creche para a realização desta iniciativa. Esta consistiu na convivência de gerações entre crianças e idosos onde não faltaram as tradicionais castanhas, pão, aperitivos, a tradicional jeropiga, sumos e também bolos.
Todos os membros da instituição foram convidados a participar e lanchar neste dia na sala de refeições, decorada a preceito. Para alegrar não faltou música e muita animação, foi uma verdadeira festa de S. Martinho e uma actividade que permitiu um convívio importante e enriquecido pela presença de todos.

A lenda de S. Martinho

No dia 2 de Novembro, a Animadora e Assistente Social da instituição resolveram pedir aos idosos que nos contassem a Lenda de São Martinho, para desta forma iniciar a semana que irá abordar questões acerca deste tema.

Todos se reuniram num só espaço e com atenção ouviram a história. No final foi dado espaço aos idosos para que estes abordassem este tema e o significado desta lenda.

Concluindo assim que esta lenda "fala-nos de valores importantes" a serem tratados em todas as faixas etárias, a "partilha", a "solidariedade" são sentimentos que a sociedade em geral deve estar mais atenta "a ver os outros" e aperceberem-se de que o "mundo não gira só em torno de nós mesmos", mas sim que todos são importantes e todos merecem algum bem-estar na vida.

Descobrir a Informática – 29 Outubro

No dia 29 de Outubro, alguns idosos participaram numa “aula” de informática. Questões básicas como o que é um computador, rato, teclado, monitor, tapete foram explicadas aos idosos que se encontravam neste dia na valência Centro de Dia.

As razões pelo interesse por este tipo de iniciativa consiste na “actualização de conhecimentos, em modernizarem-se e para acompanharem os netos". Para que os idosos tivessem acesso à Internet, foi utilizado um portátil e uma placa USB, sendo discutidos por estes as funcionalidades e malefícios da internet, bem como a importância da tecnologia nos dias de hoje.

Motores de Busca utilizados: www.google.com (imagens de Lisboa e Paris)

Sites consultados: www.santuariodefatima.pt (Santuário de Fátima); www.youtube.com (visionamento do filme “Carnaval em Vila Franca das Naves 2009”)

Dia Internacional da Terceira Idade – 28 Outubro de 2009

No passado dia 28 de Outubro de 2009, no âmbito do dia Internacional da Terceira Idade, os utentes da Valência Centro de Dia foram convidados a participar numa actividade que lhes ocupou a tarde de quarta-feira.

Foi desenvolvido um Jogo Psicológico onde os idosos teriam de imaginar subir três degraus imaginários para aceder a um palco imaginário. Ao se encontrar neste palco, o idoso teria de fazer ou mostrar algo para a plateia que estaria a assistir. Assim que terminasse a sua actuação o actor agradeceria com uma vénia e a plateia aplaudiria como se de um real espectáculo se tratasse. No fim da actuação o participante abandona o palco dando lugar a um novo actor. O organizador (Animador sociocultural e Assistente Social) tiveram a função de abrir a cortina e fecha-la consoante os idosos “desciam” e “subiam” do palco imaginário, dar orientações, coordenar e guiar os idosos.

Durante o jogo, os idosos foram-se manifestando com sorrisos, cantigas e por fim gestos (que a plateia teria de adivinhar o que o actor estaria a fazer).

Entre aplausos e risadas, uns mais soltos que outros todos se divertiram.

O objectivo principal foi proporcionar aos idosos uma actividade que focaliza-se a importância dos jogos para a estimulação da estrutura mental e como um instrumento psicológico de intervenção.

Conclui-se que os jogos psicológicos são um meio de socialização entre idosos, promovendo o prazer e a actividade lúdica; o desenvolvimento da estrutura mental; promoção do bem-estar; libertar de tensões e emoções; divertimento; reflexão; proporcionar novas amizades, entre outros.

Bibliografia: MANES, Sabrina. 83 Jogos Psicológicos para a Dinâmica de Grupos, um manual para psicólogos, professores e animadores socioculturais. Ed. Paulos, 2007

Passeio a Fátima – 15 Outubro de 2009

No passado dia 15 de Outubro, os idosos das Valências do Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário, rumaram a Fátima.
Assistiram à eucaristia ao meio dia e trinta na Capelinha das Aparições onde se encontra a imagem da Nossa Senhora e seguidamente almoçaram sob as azinheiras.
Posteriormente efectuou-se uma visita à Igreja da Santíssima Trindade e ainda na mesma tarde uma visita aos Valinhos.
Os locais de interesse a visitar foram a casa dos pastorinhos (casa do Francisco e Jacinta Marto; Casa de Lúcia dos Santos; Poço dos Pastorinhos).
Tiveram um dia ameno, o que facilitou a caminhada durante a visita. Os idosos descreveram este dia, como harmonioso e apaziguador. Todos regressaram bem e com o desejo de lá voltar.

Agradecimentos: Membros da Direcção; Presidente da Câmara Municipal de Trancoso; Funcionárias; e todos aqueles envolvidos na organização.

SENSIBLIZAÇÃO DA GRIPE A (H1N1)


No dia 18 de Setembro de 2009, realizou-se uma acção de sensibilização informal no Centro Social e Paroquial de Vila Franca das Naves, para todos os idosos e funcionários da Instituição.

Deste modo foram esclarecidas todas as medidas e informação necessárias à redução de riscos para a pandemia de gripe. Uma vez actualizadas as listas de verificação de medidas e procedimentos, com o objectivo de nos apoiar no planeamento para a pandemia da gripe é fundamental que todos se mantenham preparadas. Todos os participantes tiveram oportunidade de esclarecer as suas dúvidas para melhor compreenderem a sua forma de actuar, caso sejam afectados por este vírus.

Foi tomado em conta a importância da higiene na lavagem das mãos, uso de lenços de papel, entre outros para evitar o contágio da gripe.

Acção de Sensibilização da GNR sobre e burlas e furtos

No dia 26 de Outubro pelas 14 horas surpreendemos os nossos idosos com uma acção de sensibilização por parte da GNR de Vila Franca das Naves sobre furtos e burlas uma vez que, é a faixa etária mais afectada por esta actividade delituosa cada vez mais incidente na nossa sociedade.
O objectivo é o de garantir mais segurança aos idosos, sobretudo àqueles que vivem em locais isolados.
Num clima de boa disposição e descontracção, os idosos puderam esclarecer algumas dúvidas e relatar alguns episódios relacionados com o tema.
Como nos preocupamos com a segurança de toda a população idosa, deixamos desde já ficar alguns apelos… “Deixe as portas e janelas fechadas sempre que sair”, “ não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas”, “não deixe escritos na porta, janela ou caixa do correio que indiquem a sua ausência”, “suspeitem das pessoas que vão a sua casa apresentando-se como funcionários da Segurança Social ou banco”, “ não faculte nenhum tipo de informação pessoal a desconhecidos”, etc.
Os membros da GNR estiveram junto dos idosos numa acção de prevenção de roubos com objectivo divulgar junto da população, em especial junto dos idosos, os métodos utilizados pelos burlões, conselhos para evitar burlas e como agir quando confrontado com este tipo de situação.
No final entregaram desdobráveis, intitulados “cuidados com as burlas”, proporcionados pelo Ministério da Administração Interna Guarda Nacional Republicana.

Alguns conselhos da GNR:

- Em casa mantenha as portas e janelas fechadas. Caso seja possível, coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta. Não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são.

- Se estiver sozinho(a) em casa não deixe que se apercebam. Finja que está acompanhado (a) de uma amigo ou familiar e chame por ele.

- Não forneça qualquer informação sua, de vizinhos ou de conhecidos a estranhos, pois poderá ser usada para a prática de outras burlas.

- Todos os funcionários dos serviços oficiais, colaboradores de água, seguros, etc…têm cartões de Identificação própria.

- Procure cultivar relações de boa vizinhança. O apoio mútuo entre vizinhos de confiança pode ajudar em situações duvidosas ou de emergência.

- Na rua transporte consigo apenas o dinheiro necessário. Evite usar objectos de valor, carteiras na mão ou no bolso, de forma visível.

- Tenha sempre à mão os números de telefone das autoridades policiais, familiares, amigos e conhecidos de confiança, para poder contactar em caso de urgência. Se não tiver contacte o 112.

Dia da Alimentação/ nutrição – 16 de Outubro de 2009


O dia 16 de Outubro considerado o Dia da Alimentação/Nutrição, serve nos relembrar que infelizmente, em Portugal e em todo o mundo, a desnutrição é frequente na população em geral, mas que revela cada vez mais, maior incidência na população idosa.

Nós por cá acreditamos que este problema tem de ser encarado e resolvido, uma vez que tem um impacto cada vez maior na saúde pública e na qualidade de vida dos nossos idosos.

Foram discutidos com os utentes temas como a pobreza no mundo, a importância de uma alimentação equilibrada e saudável rica em alimentos variados.

Início

Início